sábado, 7 de janeiro de 2017

Trânsito em Barbalha é o 2º com mais mortes no Brasil




Cortada apenas por vias municipais e estaduais, Barbalha, na Região do Cariri, não é conhecida por ter um tráfego de veículos intenso. No entanto, a cidade apareceu como a segunda do Brasil com maior índice de mortes no trânsito, para cada grupo de 100 mil habitantes.

Segundo levantamento feito pelo relatório "O Retrato da Segurança Viária 2014", que traça a situação da segurança do trânsito no
Brasil, o índice é de quase 195 casos em um ano. O período base utilizado para comparação foi o ano de 2014. O município ficou atrás apenas de Presidente Dutra, no Maranhão.

Não há dados oficiais, mas estima-se que 70% dos acidentes com vítimas fatais tenham ocorrido em outros locais. A questão é que os hospitais de Barbalha são referência para toda a região e até estados vizinhos. Por isso, os números são questionados pelo assessor jurídico do Hospital São Vicente de Paulo, que atende grande demanda de feridos em colisões.

Para a Secretaria de Saúde de Barbalha, a metodologia da pesquisa deveria levar em conta não apenas o local onde o óbito foi registrado, mas considerar outras informações como o lugar onde aconteceu o acidente e o endereço da vítima.

Outra cidade cearense também aparece nas estatísticas.
Sobral, na Região Norte é apontada no levantamento, como a 5ª cidade com o maior número de mortes no trânsito para cada grupo de 100 mil habitantes.

O município possui aproximadamente 10 mil motos em circulação. A cidade é cortada pela BR-222, que tem um grande tráfego de veículos pesados, o que ocasiona ainda mais ocorrências

Porém, segundo Erlânio Matoso, secretário de Segurança e Cidadania do município, a realidade de Sobral é outra. Isso porque na área urbana da cidade, apenas seis mortes foram registradas em acidentes de trânsito no ano passado. Ele afirma que o número divulgado na pesquisa não condiz com a realidade local.







Fonte Cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário