sexta-feira, 17 de junho de 2016

Detentos se rebelam, queimam colchões e denunciam superlotação em cadeia pública


A Secretaria da Justiça ainda não confirmou fugas na cadeia durante a rebelião

Um novo motim foi registrado em unidade do Sistema Penitenciário do Estado Ceará. Desta vez, o palco da violência de presidiários foi a Cadeia Pública da cidade de Massapê, na Região Norte do Estado (a 244Km de Fortaleza), onde também teria ocorrido fuga ainda não confirmada pelas autoridades.

O tumulto aconteceu por volta das 14 horas desta quinta-feira, logo após o horário da visita, quando os detentos começaram a queimar colchões e tentar quebrar as grades das celas e corredores. O objetivo seria denunciar a superlotação da unidade, que hoje conta com mais de 100 pessoas confinadas em celas que comportariam no máximo 40.

O tumulto se arrastou durante a tarde inteira.Viaturas da Polícia Militar de cidades vizinhas e do 3º BPM (Sobral) foram enviadas àquela cidade para dar apoio ao Destacamento de Massapê, conter a violência e evitar que ocorressem fugas.
Também foram deslocadas patrulhas do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).




No entanto, quando a confusão se estabeleceu, muitas mulheres que haviam ido visitar seus parentes presos ainda estavam na cadeia e impediram que a Polícia Militar entrasse no prédio. O tumulto só terminou por volta das 18 horas, quando os rebelados decidiram acabar com o motim e voltaram para os xadrezes.

Um pacote

A Cadeia Pública fica localizada em uma área residencial, próxima ao Centro da cidade. Moradores informam que, além do perigo de fugas por conta da superlotação e da falta de segurança do prédio, é comum pessoas jogarem drogas e armas para dentro da cadeia e, ontem, a confusão teria começado depois que um homem teria tentado arremessar um pacote com drogas para os presos e a “encomenda” acabou caindo dentro da caixa d’água. Os presos foram impedidos de resgatar o pacote e iniciaram a confusão.




Fonte:Fernando Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário